Sunday, February 28, 2010

escolinha-feb 26, 2010

I think this week I left my head at home. I know I left it right next to the computer. God only knows how I did my errands, and then went (late) to the Escolinha. So, I was tired, grouchy and airheaded when Monica did her teaching. I know the theme was "a summary of the month" but I cannot tell what she did... except for the songs and activities that always happen. So, I have asked Suzanna to write as a guest here. I will come back and post when she gives me her text.Okay? So sorry, I swear I will put my head on, for next class.
                  Here is what wonderful Suzanna wrote. Thank you Suzanna!
Ultimamente quando temos chegado na aulinha, a Monica ja esta na garagem dancando com a galera toda.  Enquanto esperamos todas as criancas chegarem, Monica aproveita e faz suggestoes simples: "Bota a mao na cabeca!", "Agacha!" "Pula!".  As criancas adoraram, e e uma maneira de envolver os que nao falam, mas que ja entendem. 

Muitas maes participam tambem, e eu acho que nao so e uma manifestacao de solidariedade com a Monica, mas ajuda as criancas, ja que nem todos estao olhando para a professora constantemente para seguir as instrucoes.  No mundo ESOL chamamos isto de TPR, ou Total Physical Response.  Nem sempre e feita com musica.  O jogo Chefinho Mandou (Simon Says) e outro exemplo de TPR. 

Outra vantagem, claro, e que todo esse movimento cedinho cansa os meninos e ajuda eles a manterem mais concentracao durante as outras atividades.  Bem, normalmente funciona assim!  Tem dias que mare nao esta pra peixe...

Na sexta passada, Monica preparou uma especie de "best hits" de 2010!  Cantamos a musica da formiga (Fui ao mercado, comprar batata roxa...) fazendo todos os movimentos.  Lemos o livro Meus Amigos do Taro Gomi.  Cada crianca ganhou uma plaquinha  que Monica imprimiu com um dos personagens do livro.  Tinham que manter atencao para colocar sua plaquinha no quadro na sua vez.  Espero que Monica tente de novo na sexta que vem, ja que a atencao da turma nao estava 100%, e a atividade foi super valida. 

Para acabar, queria mencionar que a atividade do trem, em que as criancas tem que achar suas "passagems" usando so os seus nomes, sem se referenciar as fotos esta ficando cada vez mais facil.  Tem uns pequenininhos que ja estao achando os seus nomes.  Um garotinho de 2 anos identificou logo o "W" do seu nome.  A felicidade dos meninos quando colocam os crachazinhos no trem alegra qualquer coracao!

No comments:

Post a Comment